domingo, 12 de setembro de 2010

Salve a Capadócia!!!



"Jorge sentou praça na cavalaria
E eu estou feliz porque eu também sou da sua companhia
Eu estou vestido com as roupas e as armas de Jorge
Para que meus inimigos tenham pés, não me alcancem.
Para que meus inimigos tenham mãos, não me peguem, não me toquem.
Para que meus inimigos tenham olhos e não me vejam
E nem mesmo um pensamento eles possam ter para me fazerem mal

Armas de fogo, meu corpo não alcançará
Facas, lanças se quebrem, sem o meu corpo tocar

Cordas, correntes se arrebentem, sem o meu corpo amarrar
Pois eu estou vestido com as roupas e as armas de Jorge

Jorge é de Capadócia, viva Jorge!....

Perseverança, ganhou do sórdido fingimento
E disso tudo nasceu o amor"...

(Jorge Ben Jor)

Capadócia (em turco: Kapadokya, em grego : Καππαδοκία, Kappadokía) é uma região histórica e turística da Anatólia central, na Turquia .

Atualmente, o termo Capadócia tanto pode referir-se a uma área de aproximadamente 15 000 km² entre Aksaray, Hacibektas, Kayseri e Nigde , cuja população total não chega ao milhão de habitantes, como a uma área muito mais restrita, o triângulo com aproximadamente 20 km de lado delimitado por Nevsehir, Avanos e Mustafapaşa, a sul de Urgup, sendo esta última zona a mais conhecida em termos turísticos.


As características mais distintivas da região são as formações geológicas únicas, resultado de fenômenos vulcânicos e da erosão, e o seu rico património histórico e cultural, nomeadamente cidades subterrâneas, inúmeras habitações e igrejas escavadas em rocha, muitas destas com admiráveis afrescos. Em 1985, o Parque Nacional de Göreme , uma das áreas mais famosas da região, com 9 576 ha, foi declarada Patrimônio Mundial pela UNESCO .

Afrescos

Derinkuyu (Poço Profundo) é uma cidade e distrito da província de Nevşehir na Turquia. Em 2000 a população do distrito era de 24.631, dos quais 11.092 vivem na cidade de Derinkuyu. O distrito cobre uma área de 445 km², com uma elevação média de 1.300 metros e altitude máxima no Monte Ertas com 1.988 metros.

croqui da cidade com seus vários níveis

Localizado na região da Capadócia, Derinkuyu é notável pela sua grande cidade subterrânea, que é a principal atração turística local, aberta ao público em 1969, mas somente 10% da cidade está aberta a visitação. Na região histórica da Capadócia estão localizadas diversas outras cidades subterrâneas, esculpidas de uma única formação geológica e utilizadas extensivamente pelos primeiros cristãos como esconderijos.

A cidade subterrânea é um intrincado labirinto de corredores, salas e salões. Os arqueólogos a estão estudando, e já conseguiram chegar a 40 m de profundidade, mas acredita-se que ela tenha 85 m de profundidade. Já descobriram 20 níveis subterrâneos. Só os 8 níveis superiores podem ser visitados, os demais ou estão parcialmente obstruídos ou ainda em estudo.

O interior é assombroso. As galerias, nas quais há espaço para pelo menos 10.000 pessoas, podiam ser bloqueadas em 3 pontos estratégicos, com o giro de grandes portas circulares de pedra. Essas portas tem entre 1 a 1,5 m de altura, 50 centímetros de espessura e pesam quase 500 kg.


O que me impressionou foram as construções utilizadas ainda hoje, com cavernas decoradas e totalmente diferentes, ambientes cheios de charme e com um clima muito particular. Abaixo algumas imagens de interiores e exteriores de alguns hotéis e propriedades da Capadócia.

















Já que estamos falando da Turquia, vão aqui algumas peças de desing turco pra ninguém botar defeito.

Arm Chair - Bokja

Scrambled Egg - Bokja

Ghaise Longue Opium - Bokja

Grid é uma coleção de vasos manufaturados por artistas turcos, com centenas de anos na experiência da arte da tanoaria. A coleção combina o design contemporâneo com a sensibilidade turca.

Cerâmicas Turcas.

Adornos





Nenhum comentário:

Postar um comentário