sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Eco Tecidos

A JRJ desenvolveu uma linha de tecidos ecologicamente corretos a partir do reaproveitamento de materiais como lona de caminhão, sacas de café, fio de bambú entre outros.


A Lona Artesanal é um tecido produzido manualmente, por artesãos de uma comunidade no Interior de Minas Gerais. O processo de produção é todo feito de forma artesanal, por teares manuais – não envolve processo de máquinas motorizadas. As fibras são 100% de algodão reciclado, isto é, as sobras de algodão são reaproveitadas e transformadas em novo tecido.



Já a Lona BR 100 é a mesma lona utilizada pelos caminhoneiros que cruzam durante anos as estradas do país com transporte de cargas. Essas lonas passam por um processo de reciclagem exclusivo JRJ, que a transforma em um tecido resistente e macio Por ser um tecido 100% reciclado, cada peça retrata a história das viagens através dos desgastes, remendos, carimbos ou inscrições próprias à quilometragem rodada.

Poltrona Bordada Florense


Projeto Washington Fiuza


O Sac de Café é um tecido sustentável e biodegradável. Fabricado a partir da juta, uma fibra resistente e 100% natural, e originalmente utilizada na fabricação de sacas para o transporte de grãos de café. A juta emprega exclusivamente óleo vegetal e inodoro em seu processo industrial e não provoca danos ambientais nem à saúde.

Sac de Café estampado como forração de parede.

Parede Forrada Versão Bordado.


Na mesma onda de reutização de materiais para o desenvolvimento de produtos sustentáveis, esse vídeo mostra uma empresa que desenvolveu travesseiros e roupas de cama confeccionados sem agredir a natureza através de uma mistura de fibras de garrafa pet reciclada com algodão.


3 comentários:

  1. muito interessante e bonito esse trabalho! ;)
    Bjos Carol!

    ResponderExcluir
  2. Interesso-me bastante por reutilização de materiais.Gostaria de saber onde encontro o tecido Sac de café.
    Grata,
    Veronica

    ResponderExcluir
  3. Eu simplesmente adorei isso. Agora tenho duas perguntas e uma ideia. A ideia é fazer meu vestido de casamento com esse tecido e a pergunta é como encontrar e se é possível um vestido de noiva com esse material?! patricia.e.u@hotmail.com

    ResponderExcluir