Função do Designer

A função do Designer de Interiores é interpretar, projetar, intervir e conceituar os diversos espaços que o homem ocupa.
Pesquisar e estudar a complexidade das atividades do ser humano considerando os aspectos: Ergonômicos, Tecnológicos, Étnicos e os relativos ao meio ambiente e à saúde.
Compreender o conforto ambiental e a composição espacial dos interiores, a partir das relações que se estabelecem entre o Homem e suas atividades.
Elaborar projetos que atendam à organização, funcionalidade e harmonia dos espaços.
Respeitar as necessidades específicas, individuais e coletivas do homem em suas várias idades e condições físicas.
Gerenciar e executar projetos, elaborando planejamentos, organogramas, memoriais descritivos e cronogramas.

Para exercer a profissão, os Designers de Interiores precisam ser criativos, imaginativos e artísticos, mas, igualmente, disciplinados, organizados e empreendedores. Devem combinar uma visão estética com habilidades práticas e conhecimentos técnicos. Sobretudo, exige-se desse profissional a sensibilidade para trabalhar bem com o Cliente na busca de soluções que sejam adequadas a cada projeto.

Designers de Interiores atuam em projetos nas áreas residencial e comercial

Para elaborar um projeto de interiores na área residencial estuda-se os hábitos do (s) indivíduo (s) habitante (s) do espaço, como desejos aspiracionais e de relacionamento entre os membros da família, e as condições do edifício. Aspectos técnicos como elétrica, hidráulica e outras condições precisam ser avaliadas com atenção nos projetos residenciais.

Na área comercial, as exigências associadas à performance econômica são mais importantes e devem ser consideradas, ainda, questões como segurança, normas e regulamentos para cada segmento (hospitais, teatros, restaurantes, etc).

Atributo relevante é o domínio de um vasto espectro de fornecedores de produtos e sistemas que permitam a correta especificação seja para projetos residenciais ou comerciais.

Para ser bem sucedido, um Designer de Interiores precisa dominar a técnica de planejar um espaço e apresentar essa criação de forma visualmente compreensível para o Cliente. É fundamental que o profissional acumule informações e conhecimentos sobre produtos, sistemas e materiais, bem como texturas, cores, iluminação, ergonomia, hidráulica e outros aspectos técnicos.

A capacidade de se relacionar com diferentes tipos de pessoas exige do Designer de Interiores um alto nível de comunicabilidade, trabalho cooperativo e habilidade de negociação diante de problemas inerentes à execução de um projeto. O profissional deve atuar bem seja em equipe ou coordenando pessoal de campo com igual competência.

Área especial de capacitação é o desenvolvimento de um planejamento de obra, coordenando prestadores de serviço e outras equipes de forma a manter os cronogramas definidos e o orçamento aprovado pelo Cliente.

Igualmente importante é a habilidade de elaborar planos de negócios que permitam a prospecção de novos clientes e administração eficaz do seu escritório.