domingo, 16 de maio de 2010

Chita na Decoração


O tecido chita surgiu na Índia. No Brasil existem amostras datadas do ano de 1885, com estampas mais miúdas, que imitavam o antigo estilo inglês Liberty.

Este tecido foi bem acolhido e incorporado pelo país ao mesmo tempo em que começavam a ser inseridas as primeiras indústrias, muitas delas voltadas para a atividade têxtil, durante o ciclo do açúcar. Porém, não só de cana vivia o país. A produção de algodão teve um imenso papel no crescimento desta indústria, que se deu inicialmente no nordeste, expandindo-se depois para São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.
Na verdade a chita está por toda parte, seu lado prático encontra utilidade por onde passa, desde cortinas, sofás, passando por toalhas de mesa, colchas e bolsas. E mais recentemente, no mundo da moda, do design e da arte, com grandes nomes de todo o mundo.
Roteiro da Chita

Pranchas de Surf com estampas de Chita -Farm por Dadá Figueiredo


Aparelho de Jantar e Chá Chita da Oxford, assinado por Marcelo Rosenbaum


Porta copos "Chita Bacana" em EVA -Popshoponline.


O dicionário Houaiss define a chita como sendo um “tecido de algodão de pouco valor estampado em cores” e assim ficou conhecida por muito tempo. Em lojas de tecido, compra-se o metro com muito pouco dinheiro. A criatividade e a retomada da cultura popular, entretanto, têm feito da chita um tecido bastante valorizado.
Exposições fotográficas, filmes e livros abordam a história do tecido e trazem a chita à moda.


Nesse ambiente ela foi utilizada para revestir a parede. A sala de jantar ainda teve um pendente vermelho e mesa de madeira e vidro, ambiente sofisticado para quebrar o preconceito.



Além de se tornarem alegres, os ambientes decorados com a chita têm uma atmosfera acolhedora devido à simplicidade do material.



Cabe o uso da chita em varios ambientes, normalmente estes são mais despojados e rústicos como casas de praia, pousadas, varandas, espaços gourmet entre outros.




Versátil, ela ainda pode ser... capa de almofadas, poltrona, revestimento de parede, de vasos e quadro!






Cadeira de acrílico e chita, super moderna!

Agora é só usar a criatividade e abusar dela...com senso!!!

7 comentários:

  1. Olá somos da Delicatesse Home, criamos e recriamos o artesanato e valorizando a cultura regional de Florianópolis. A “chita” definitivamente deu um toque todo especial nas peças e acabamos nos apaixonando por ela, agora é nois na chita...rsrs. Venha nos visitar no blog delicatessehome.blogspot.com/ ou se preferir na feira da Lagoa da Conceição aos domingos e conhecer essa terra linda.
    Abraço,
    Tati a Adri

    ResponderExcluir
  2. amo chita !!! ja procurei esse aparelho de jantar e nao acho pra comprar ... se alguem puder me ajudar !

    ResponderExcluir
  3. eu comprei um jogo de porta copos "Chita Bacana" e agora não encontro mais. Alguém sabe onde posso comprar?

    ResponderExcluir
  4. Olá! Tenho um sofá em madeira antigo que foi dos meus pais e gostaria de reformar usando chita mas, tenho duvida quanto a resistência do tecido. Seria o caso de usar quantidade dobrada do tecido para reforçar?

    ResponderExcluir
  5. Onde encontro chitas bonitas, aqui onde moro não acho.
    Obrigada

    ResponderExcluir
  6. Onde encontro chitas bonitas, aqui onde moro não acho.
    Obrigada

    ResponderExcluir