O tecido chita surgiu na Índia. No Brasil existem amostras datadas do ano de 1885, com estampas mais miúdas, que imitavam o antigo estilo inglês Liberty.
Este tecido foi bem acolhido e incorporado pelo país ao mesmo tempo em que começavam a ser inseridas as primeiras indústrias, muitas delas voltadas para a atividade têxtil, durante o ciclo do açúcar. Porém, não só de cana vivia o país. A produção de algodão teve um imenso papel no crescimento desta indústria, que se deu inicialmente no nordeste, expandindo-se depois para São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.
Na verdade a chita está por toda parte, seu lado prático encontra utilidade por onde passa, desde cortinas, sofás, passando por toalhas de mesa, colchas e bolsas. E mais recentemente, no mundo da moda, do design e da arte, com grandes nomes de todo o mundo.
Aparelho de Jantar e Chá Chita da Oxford, assinado por Marcelo Rosenbaum
Porta copos "Chita Bacana" em EVA -Popshoponline.
Porta copos "Chita Bacana" em EVA -Popshoponline.
O dicionário Houaiss define a chita como sendo um “tecido de algodão de pouco valor estampado em cores” e assim ficou conhecida por muito tempo. Em lojas de tecido, compra-se o metro com muito pouco dinheiro. A criatividade e a retomada da cultura popular, entretanto, têm feito da chita um tecido bastante valorizado.
Exposições fotográficas, filmes e livros abordam a história do tecido e trazem a chita à moda.
Nesse ambiente ela foi utilizada para revestir a parede. A sala de jantar ainda teve um pendente vermelho e mesa de madeira e vidro, ambiente sofisticado para quebrar o preconceito.
Além de se tornarem alegres, os ambientes decorados com a chita têm uma atmosfera acolhedora devido à simplicidade do material.
Cabe o uso da chita em varios ambientes, normalmente estes são mais despojados e rústicos como casas de praia, pousadas, varandas, espaços gourmet entre outros.
Versátil, ela ainda pode ser... capa de almofadas, poltrona, revestimento de parede, de vasos e quadro!
Cadeira de acrílico e chita, super moderna!
Agora é só usar a criatividade e abusar dela...com senso!!!
Olá somos da Delicatesse Home, criamos e recriamos o artesanato e valorizando a cultura regional de Florianópolis. A “chita” definitivamente deu um toque todo especial nas peças e acabamos nos apaixonando por ela, agora é nois na chita...rsrs. Venha nos visitar no blog delicatessehome.blogspot.com/ ou se preferir na feira da Lagoa da Conceição aos domingos e conhecer essa terra linda.
ResponderExcluirAbraço,
Tati a Adri
amo chita !!! ja procurei esse aparelho de jantar e nao acho pra comprar ... se alguem puder me ajudar !
ResponderExcluireu comprei um jogo de porta copos "Chita Bacana" e agora não encontro mais. Alguém sabe onde posso comprar?
ResponderExcluirLindas peças.
ResponderExcluirOlá! Tenho um sofá em madeira antigo que foi dos meus pais e gostaria de reformar usando chita mas, tenho duvida quanto a resistência do tecido. Seria o caso de usar quantidade dobrada do tecido para reforçar?
ResponderExcluirOnde encontro chitas bonitas, aqui onde moro não acho.
ResponderExcluirObrigada
Onde encontro chitas bonitas, aqui onde moro não acho.
ResponderExcluirObrigada