Desta vez, o projeto foi uma loja feminina, deveria criar um projeto e a maquete de uma loja estabelecendo os padrões de Shopping, os requisitos eram apenas atender a medida de10m x 4 m sendo ainda uma loja de esquina, . Queria que ela atendesse um público bem definido então, para compor o projeto me inspirei nas "Pin -ups". Para quem não conhece o termo" pin-up" data dos anos 40, mas a bela é filha da Revolução Industrial. Segundo Maria Buszek é no século 19 que são reunidas as condições para emergência do gênero, quando surgem os meios de produção das imagens em massa, uma classe média urbana e uma sociedade mais aberta à representação da sexualidade feminina. Aos poucos vão sendo difundidos na Europa e nos Estados Unidos os calendários sexy, os postais e os posteres de atrizes de teatro, por vezes desnudadas. Mas é a revista americana "Life" que vê surgir o primeiro grande fenômeno pin-up, em 1887: a "Gibson Girl", desenhada por Charles Dana Gibson, ela é burguesa, chique e está vestida! Mesmo se os trajes de banho que descem até os joelhos, parecem ser claramente ousados. Enquanto as sufragistas, nas ruas, são alvos de vaias, que os jornais populares zombam da "New Woman"que pretende trabalhar e ser independente, Gibson impôe a esta nova mulher como um ideal romântico.
Com um belo corte de cabelo; bem arrumada, ativa e segura de si, a Gibson Girl seduz os homens com o seu charme, e as mulheres com suas roupas da moda. Em 1903, Gibson é o ilustrador , o mais bem pago do país.
A idade de ouro da pin-up tem início durante os anos 30, com dois desenhistas que se tornaram clássicos: George Petty e Alberto Vargas, fazendo o sucesso da revista americana "Esquire". Logo no seu primeiro número, em 1930, esta publicação masculina de alto padrão acrescenta nos intervalos das suas páginas de política e literatura uma "Petty Girl": no começo inteiramente vestida, ela irá se desfazer das suas pétalas no decorrer dos anos, antes de inaugurar, em 1930, o primeiro "Caderno Central de Três Páginas", que deve ser desdobrado e destacado. Esse é um pequeno resumo de uma longa história.
Foi assim com base em dados e imagens dessa época que criei o conceito de " A Valentina", loja que atenderá mulheres contemporâneas, femininas de gosto aprimorado sobretudo intelectualmente bem resolvida!
Esboço da loja, já com o nome que também foi escolhido por mim "A Valentina".
Um nome feminino que significa forte.
Planta Baixa
Como estava trabalhando com a idéia dos grandes pôsteres de atrizes de teatro imaginei a fachada como se fosse um letreiro antigo de cinema ou teatro.
Visão Geral da Maquete, iluminação feita com leds.
Interior, decoração estilo vintage, detalhes com poá, lustre clássico, papel de parede adamascado, portas dos provadores com ilustrações de pin -ups, sofá vermelho retrô com detalhes em dourado.
Cabides feitos de palito de dente
Banner colocado na vitrine superior, cores bastante utilizadas nos pôsteres daquela época.
Algumas imagens que serviram de referência para elaboração do conceito.