quarta-feira, 21 de abril de 2010

O começo...

No curso de Design me foi pedido um trabalho pela professora Angela Ferrara em que eu deveria colher imagens que se relacionassem a um projeto de interiores a minha escolha. O projeto escolhido foi o de um restaurante em São Paulo que se chama D.O.M., do chef Alex Atala (Projeto de Marcelo Rosenbaum).

Colhi as imagens e essas deveriam compor um livro, confeccionado por mim, o estudo dessas imagens geraria o meu projeto que poderia ser um objeto ou ambiente. A minha pesquisa resultou no projeto de um café.

Acabei fazendo dois livros: um que apresentava as imagens pesquisadas, feito de papel paraná, fita, rendas, sianinha e juta e o outro foi uma pequena amostra de como poderia ser o cardápio desse café, foi feito com papel melita reciclado, fita, rendas, juta, botão e elástico.

O projeto do café e os livros manteve o aspecto artesanal, lúdico, e primitivo do projeto inicial, as estampas das imagens colhidas foram inspiração para o mobiliário. Tendo ainda jogos e livros como uma idéia que compôs o espaço projetado.

Havia ainda uma relação com o casarão antigo onde morei grande parte da minha vida, os ladrílhos hidráulicos do pátio interno, as samambaias, as louças antigas pintadas a mão e varios outros elementos.

Desse projeto veio uma descoberta: além da paixão de projetar, amo fazer livros; e uma conclusão: preciso aperfeiçoar!

Um esboço do livro-cardápio com papel melita reciclado e as imagens referência.

As Plantas também foram feitas de maneira artesanal, feitas a mão e com recortes referência.
1º Piso: Salão Central, Pátio interno, Balcão, Banheiros Feminino/Masculino, Cozinha, Caixa, Depósito, Banheiro Funcionários e Pátio Externo. Mobiliário desenvolvido para leitura e partidas de jogos.



2º Piso: Mezanino, escritório proprietário e banheiro privativo.

Imagens que foram referência para esse trabalho...















2 comentários:

  1. Ana Carolina sempre foi talentosa e dedicada, além de projetar muito bem ela sabe a importância das pesquisas no resultado dos projetos. Quando vi este post fiquei ate emocionada, parabéns querida!

    ResponderExcluir
  2. Explore the wondrous world of Mineheart wallpaper, combining traditional ideas of trompe l'oeil with contemporary design. The Mineheart wallpaper collection includes iconic classics such as the white bookshelf wallpaper, vintage books wallpaper, and panelling wallpaper.
    See - https://mineheart.com/wallpaper/

    ResponderExcluir